segunda-feira, 28 de abril de 2014

ORELHAS DE ABANO? NÃO, ORELHAS DE MARIPOSA



O LIVRO ORELHAS DE MARIPOSA, DE LUISA AGUILAR, PUBLICADO PELA EDITORA CALLIS, COM BELAS ILUSTRAÇÕES DE ANDRÉ NEVES, MOSTRA QUE O MUNDO É MAIS BONITO SE PROCURARMOS A BELEZA QUE EXISTE ALÉM DO QUE OS OLHOS PODEM ENXERGAR.
É ISSO O QUE A PERSONAGEM MARA FAZ. ELA É UMA CRIANÇA QUE ESTÁ APRENDENDO A VER O MUNDO DE OUTRA FORMA. AO OUVIR DE OUTRAS CRIANÇAS: “MARA TEM ORELHAS DE ABANO!”, É A MÃE QUEM A AJUDA A ENTENDER QUE SUAS ORELHAS NÃO SÃO “DE ABANO”, MAS SÃO ORELHAS DE MARIPOSA , POIS “GIRAM NO AR E COLOREM AS COISAS FEIAS”.
A PARTIR DO ENSINAMENTO DA MÃE, MARA PASSA A ARRANJAR UM JEITINHO PARA NÃO SE ENTRISTECER DIANTE DOS COMENTÁRIOS NEGATIVOS QUE OUVE DAS CRIANÇAS COM AS QUAIS CONVIVE.
QUANDO DIZEM A MARA QUE SUA MEIA É FURADA, ELA RESPONDE "NÃO! É QUE EU TENHO UM DEDO MUITO CURIOSO." SE COMENTAM QUE SEUS SAPATOS SÃO VELHOS, MARA CONTESTA "NÃO! SÃO SAPATOS VIAJADOS." SE RECLAMAM QUE O ESTÔMAGO DE MARA RONCA DEMAIS, LOGO EXPLICA: " TENHO UMA ORQUESTRA NA BARRIGA."
MARA PODE ATÉ SER MEIO DESENGONÇADA PARA UNS. AH! MAS A MENINA JÁ NEM LIGA, PORQUE PARA ELA, TUDO PODE SER DIFERENTE, BASTA UM POUCO DE POESIA E A VIDA MELHORA NUM INSTANTE.


Escrito por Maria Angelina Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário